top of page
  • Sindepat Summit

Conheça a programação do SINDEPAT Summit 2024

Evento destaca cases e temas como revenue management, IA, segurança, oportunidades no universo gaming e dados e estatísticas em sua agenda



Na próxima semana, Foz do Iguaçu, um dos principais destinos turísticos do Brasil, recebe a quinta edição do SINDEPAT Summit, o evento dos parques e atrações. Realizado pelo SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas –, o evento ocorre de 8 a 10 de maio, com os dois primeiros dias dedicados a painéis e debates, na plenária, e novidades em produtos e serviços, na Área de Exposição, e o terceiro dia voltado para a visitas técnicas aos associados SINDEPAT em Foz do Iguaçu. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no www.sindepatsummit.com.br.

Entre os destaques na programação está o lançamento da 2ª edição do Panorama Setorial: Parques, Atrações e Entretenimento no Brasil, realizado pelo SINDEPAT, Adibra e Noctua. Ampliado, o estudo apresenta dados sobre visitação dos parques e atrações; criação de empregos; perfil da oferta e da demanda; e investimentos programados, entre outras informações. Dados e estatísticas sobre o setor serão o tema também do painel “Parques Temáticos e Atrações Turísticas: panorama global e tendências”, apresentado pelos representantes da Bain & Company no Brasil.

A programação do Summit destaca também o destino anfitrião, Foz do Iguaçu, em painel moderado pela diretora executiva do Visit Iguassu, Elaine Tenerello, e com a participação do diretor de Turismo do Parque Tecnológico Itaipu, Yuri Benites, do CEO do Grupo Cataratas, Pablo Morbis, e do CEO da Urbia+Cataratas, Munir Calaça. Outro tema do Summit 2024 são os parques naturais e as oportunidades oferecidas nas parcerias público-privadas, com a participação do secretário adjunto da SEPPI/Casa Civil, Andrey Goldner, do fundador da Parquetur e reitor do Escas/Ipê, Cláudio Pádua, e da diretora executiva do Instituto Semeia, Renata Mendes.

Entre as apresentações de showcases com novidades em produtos e serviços de fornecedores para o setor de parques e atrações, haverá ainda painéis destacando cases do setor. É o caso do painel “Inovação e estratégia competitiva: o futuro do Revenue Management”, que trará as perspectivas do RM para o setor de entretenimento e o case do Hot Beach Parques & Resorts, de Olímpia (SP). Outro case destacado é o do Grupo Tauá, na palestra da CEO da rede, Lizete Ribeiro, que abordará as sinergias entre hospitalidade e entretenimento.

As possibilidades que os modelos in Gaming representam serão apresentadas em painel com o CEO da Hero Base, João Justino Feio, que abordará a criação de experiências de Metaverso e ativações com marcas no Fortnite, um dos jogos mais jogados do mundo, apresentando possibilidades para expansão das experiências físicas. As transformações do storytelling em tempos de Inteligência Artificial também terão espaço no Summit, em apresentação da especialista em parques internacionais e marketing de destinos Ana Maria Donato.

Fundamental para todos os parques e atrações, a segurança também será tema na programação do Summit 2024. Os painelistas Bruno Lancetti (Intamin), Saulo Carvalho (Beach Park) e Tomás Gridi Papp (Tectom Soluções Verticais) abordarão as práticas de segurança de atrações secas e de parques aquáticos, bem como as normas técnicas.

 

Área de Exposição

Pelo menos 30 empresas de 10 países, além do Brasil, levarão seus produtos e serviços para Foz do Iguaçu. Empresas como a Sacoa e a Jeff Ellis participam pela quinta vez consecutiva, enquanto o número de estreantes, interessados no setor de parques e atrações turísticas, cresce a cada ano. “Acredito que há cada vez mais players interessados no setor de parques e atrações turísticas por conta do dinamismo que esse segmento apresenta. Vivemos de inovação, acreditamos e defendemos práticas sustentáveis e vemos com alegria cada vez mais empresas interessadas em desenhar produtos e soluções para parques e atrações”, diz a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri. Entre as empresas estreantes estão o Grupo Globo, a ParksNet, a Sparky e a argentina Argen Juegos, entre outras.

 

Networking ampliado

As possibilidades de networking também são um dos principais atrativos do SINDEPAT Summit, desde sua primeira edição. Neste ano, além das possibilidades contempladas na Área de Exposição, há dois momentos especiais: o coquetel de abertura e o coquetel de encerramento do evento. As duas agendas serão realizadas no encerramento dos trabalhos no Centro de Convenções, na noite da quarta-feira, dia 8, e no fim da tarde da quinta-feira, dia 9.

Um oferecimento do apoiador Gold do evento, o Parque Tecnológico Itaipu/Turismo Itaipu, o coquetel de abertura será realizado na Itaipu Iluminada, das 20h às 22h30. No dia seguinte, os participantes do Summit serão levados para o Parque Nacional do Iguaçu para participar da experiência “Entardecer nas Cataratas”, seguida do coquetel de encerramento, oferecido pelo Urbia+Cataratas, gestora do parque. “Serão duas experiências únicas. No coquetel de abertura, teremos a oportunidade de ver a barragem da hidrelétrica iluminada. E, no encerramento, os participantes poderão conhecer esse novo produto da Urbia+Cataratas, acompanhando a visita exclusiva ao parque, encerrando com o pôr-do-sol em um dos cenários mais bonitos do mundo”, diz Carolina.

Na manhã do segundo dia do evento, quinta-feira, será realizado ainda o café da manhã “Oportunidades de Investimentos: Destinos Joinville (SC) e Angra dos Reis (RJ)”. “É mais uma novidade desta edição do SINDEPAT Summit”, conta Carolina. “Os destinos entendem que os parques e atrações turísticas são os principais indutores do fluxo de visitantes. São eles a principal motivação da maioria das viagens de lazer e, por isso, muitos destinos começam a procurar o SINDEPAT com propostas para atrair investidores em parques e atrações para suas regiões”, justifica a presidente executiva do SINDEPAT.

 

Visitas técnicas

Na sexta-feira, dia 10, a programação do SINDEPAT Summit é fora do Centro de Eventos do Mabu Thermas. Na parte da manhã, será realizada a visita técnica ao Parque Tecnológico Itaipu (com vagas limitadas). À tarde, serão visitados o parque aquático Blue Park Foz, às 14h, e, depois, o combo Yup Star e Marco das Três Fronteiras. Quem quiser participar das visitas técnicas devem adquirir os ingressos no site www.sindepatsummit.com.br. Os valores incluem somente os deslocamentos para as atrações, uma vez que todas as visitas são cortesias dos parques e atrações.

 

O evento

O SINDEPAT Summit é o principal evento dos parques e atrações do Brasil. Em sua quinta edição, tem apoio gold do Parque Tecnológico Itaipu/Turismo Itaipu; patrocínio Silver da Limber Software e do Ministério do Turismo; e patrocínio bronze do Blue Park, Doppelmayr e SpeedKids. O Mabu Thermas é o hotel oficial do evento. As inscrições estão disponíveis no www.sindepatsummit.com.br.




0 comentário

Commentaires


bottom of page