
Pablo Mórbis e Carolina Negri
Depois da primeira edição do SINDEPAT Summit, realizada em 2018 dentro das dependências do Wet´n Wild, em Itupeva, o principal evento dos parques e atrações turísticas do Brasil volta para São Paulo. Neste ano, entre 14 e 16 de maio, a sexta edição do Summit será realizada em Campos do Jordão, a 190 quilômetros da capital paulista.
A cada quatro anos, o SINDEPAT Summit ocorre em Brasília, uma vez que um dos pilares do SINDEPAT é atuar junto aos Poderes Executivo e Legislativo apresentando nosso setor, demonstrando a capacidade de desenvolvimento econômico e social que os parques e atrações turísticas conseguem concretizar no Brasil. Assim, a cada nova legislatura, voltamos para Brasília para apresentar e reforçar o trabalho que fazemos junto aos parlamentares eleitos. Estivemos lá em 2019 e em 2023, nas segunda e quarta edições do Summit, respectivamente.
Além de Brasília, a escolha da cidade que recebe o SINDEPAT Summit é muito criteriosa e um dos principais fatores nessa decisão é a relevância do Turismo para o destino. Com quase 80% de suas receitas oriundas do Turismo, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da cidade, Campos do Jordão ‘respira’ Turismo. São cerca de 50 mil habitantes e uma oferta de 22,6 mil leitos, em mais de 300 hotéis e pousadas, além da diversificada oferta gastronômica e de parques e atrações.
Como um tradicional destino de inverno – e dados da Federação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Estado de São Paulo (FHORESP) apontam que a hotelaria registrou ocupação média de 90% no último mês de julho –, Campos do Jordão tem na sazonalidade um dos principais desafios à expansão de seu turismo. Nisso, os parques e atrações turísticas têm muito a contribuir.
Um exemplo é o trabalho desenvolvido pelo Parque Capivari, um dos associados SINDEPAT em Campos do Jordão. Nos últimos anos, o parque foi completamente revitalizado, incluindo não apenas melhorias na infraestrutura, como a substituição das cadeirinhas do teleférico mais antigo do Brasil por cabines e cadeiras modernas, mas também na elaboração de um calendário de eventos e na inovação. No verão, o Natal dos Sonhos levou a Turma da Mônica para o Parque Capivari, movimentando a cidade, que ganhou também a primeira loja de departamentos instalada em um parque.
Outro associado SINDEPAT na cidade é o Prana Park, antiga fazenda que ganhou um sofisticado restaurante e, mais recentemente, uma série de atrações, como o famoso balanço mais alto do Brasil, uma vez que os 1.628 metros de altitude de Campos do Jordão fazem da cidade a mais alta do país. O parque conta também com aerobike, tirolesa e uma série de opções para seus visitantes. Além das atrações tradicionais, como o Museu Felicia Leiner, Campos do Jordão tem novidades, como o Parque Bambuí, do tradicional hotel Toriba; e o Museu Carde, de automóveis antigos, que combina carros, arte e design.
Depois dos recordes alcançados na última edição do SINDEPAT Summit, em Foz do Iguaçu, quando registramos o maior número de participantes no evento, esperamos oferecer em Campos do Jordão as condições para seguir batendo recordes. Para isso, estamos trabalhando no conteúdo dos painéis e no nome de palestrantes que apresentarão as principais tendências e novidades do setor de parques e atrações turísticas. No próximo mês, divulgaremos os primeiros temas em debate e painelistas e abriremos as inscrições para o Summit no www.sindepatsummit.com.br. Acompanhem e programem sua viagem.
Nos vemos em Campos do Jordão!
Pablo Mórbis é presidente do Conselho de Administração do SINDEPAT
Carolina Negri é presidente executiva do SINDEPAT
Komentarze